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Imagem de Heathrow pede para não venderem mais passagens
Economia 12 jul, 2022, 17:06

Heathrow pede para não venderem mais passagens

O Aeroporto de Heathrow pede às companhias aéreas para pararem de vender bilhetes para este Verão

O Heathrow Airport, em Londres, impôs um limite diário de capacidade e está a solicitar às companhias aéreas que parem de vender bilhetes para este Verão, para reduzir o impacto das dificuldades operacionais sobre os passageiros.


“Tomámos a difícil decisão de introduzir um limite de capacidade com efeito de 12 de Julho a 11 de Setembro”, anunciou o CEO do aeroporto, John Holland-Kaye, numa carta aberta aos passageiros.

O número máximo de passageiros à saída de Heathrow que as companhias aéreas e os trabalhadores do aeroporto conseguem gerir é de 100 mil por dia, especifica o documento.

Contudo, e apesar das medidas implementadas para reduzir a oferta de voos, as previsões do aeroporto apontam para uma média de 104 mil lugares por dia, o que corresponde a um excesso diário de 4.000 assentos.

O CEO de Heathrow sublinha que “em média, apenas cerca de 1.500 desses 4.000 lugares diários foram vendidos aos passageiros, e por isso estamos a pedir às companhias aéreas nossas parceiras que parem de vender bilhetes de Verão para limitar o impacto sobre os passageiros”.

John Holland-Kaye reconhece que esta medida “significará que algumas viagens de Verão serão transferidas para outro dia, outro aeroporto ou canceladas” e pede “desculpa àqueles cujos planos de viagem forem afectados”.

O objectivo “é proteger os voos para a grande maioria dos passageiros em Heathrow este Verão e dar confiança de que todos os que viajam pelo aeroporto terão uma viagem segura e confiável e chegarão ao destino com as suas malas”.

O executivo alerta que, mesmo com a limitação de capacidade, “o aeroporto ainda estará movimentado” e pede aos passageiros que sejam compreensivos e estejam preparados.

Para contextualizar o aumento do tráfego, o CEO sublinha que Heathrow teve “40 anos de crescimento de passageiros em apenas quatro meses”.
O executivo garante que antecipou a recuperação das viagens e começou a recrutar trabalhadores em Novembro do ano passado, esperando até o final de Julho ter tantos trabalhadores na área da segurança como antes da pandemia. Ainda para responder ao aumento, o aeroporto reabriu o Terminal 4, para onde transferiu 25 companhias aéreas.

Apesar de tudo, ainda existem algumas “funções críticas no aeroporto que ainda carecem de recursos significativos, em particular assistentes em terra”, acrescentou o executivo.

Nas últimas semanas, com o número de passageiros à saída de Heathrow a exceder 100.000 por dia, o serviço caiu “para um nível que não é aceitável”, reconheceu o CEO do aeroporto, referindo-se a “longos tempos de fila, atrasos na assitência a passageiros, malas que não viajam com passageiros ou que atrasam, baixa pontualidade e cancelamentos de última hora”.

Estes problemas, diz, devem-se “a uma combinação de pontualidade de chegadas reduzida (resultado de atrasos em outros aeroportos e no espaço aéreo europeu) e aumento do número de passageiros que começa a exceder a capacidade combinada das companhias aéreas, dos agentes de assistência em escala das companhias aéreas e do aeroporto”.

O CEO recorda que, no mês passado, o Ministério britânico dos Transportes (DfT) e autoridade civil britânica para a aviação (CAA) solicitaram que fossem revistos os planos de Heathrow para o Verão de forma a minimizar a disrupção, e que os ministros implementaram um programa de amnistia de slots para incentivar as companhias aéreas a remover slots sem penalização.

John Holland-Kaye indica que “algumas companhias aéreas tomaram medidas significativas, mas outras não”, e daí serem “necessárias mais acções para garantir que os passageiros tenham uma viagem segura e confiável”.

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