O piloto natural de Almada, que teve de passar pela primeira fase da qualificação (Q1), depois de ter sido 15.º no conjunto dos três primeiros treinos livres, fez a sua melhor volta em 1.32,272 minutos, sendo o melhor representante da KTM.
Oliveira ficou a 0,768 segundos do mais rápido, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que conquistou a quarta ‘pole position’ da temporada, segunda consecutiva.
O piloto da Ducati fez a sua melhor volta em 1.31,504 minutos, deixando o francês Fábio Quartararo (Yamaha), campeão em título e líder do campeonato, a 0,116 segundos. O espanhol Jorge Martin (Ducati) foi terceiro, a 0,204 segundos.
Este foi o segundo melhor resultado do piloto português em qualificação esta temporada, depois do sétimo lugar conseguido na Indonésia, na segunda prova da época, que Miguel Oliveira ganhou.
O piloto da KTM, que foi o quinto mais rápido na quarta sessão de treinos livres, em que habitualmente os pilotos testam as afinações de corrida, conseguiu passar à segunda fase da qualificação pela segunda vez este ano ao ser o segundo mais rápido na Q1.
Miguel Oliveira ficou apenas 0,065 segundos atrás do companheiro de equipa, o sul-africano Brad Binder (KTM), que foi o mais rápido nessa fase.
Os dois passaram à Q2, onde o piloto luso garantiu o oitavo lugar, duas posições à frente de Binder.
De fora ficou hoje o espanhol Pol Espargaró (Honda), devido a lesão sofrida na ronda anterior, na Alemanha.
O piloto espanhol queixa-se de dificuldade em respirar e, por isso, optou por desistir deste Grande Prémio.
O GP de Assen é a 11.ª prova da temporada.
Fábio Quartararo chega a esta ronda na frente do campeonato, com 172 pontos, enquanto Miguel Oliveira é 10.º, com 64.