"Os erros de muitos anos dos países ocidentais na política económica e as sanções ilegítimas levaram a uma onda de inflação global e a uma destruição das cadeias logísticas e produtivas habituais", declarou Vladimir Putin numa mensagem aos participantes no Fórum Económico Internacional de São Petersburgo.
O responsável do Kremlin sublinhou que este ano o fórum, o mais importante evento empresarial do país que celebra este ano o seu quarto de século, “realiza-se num momento difícil para toda a comunidade internacional”.
No entanto, segundo Putin, "juntamente com os desafios, abrem-se possibilidades".
Por isso, o lema do fórum é “Novo Mundo – Novas Oportunidades”, referiu o Presidente russo.
"Estou convencido que para a Rússia a década de 2020 se tornará um período de fortalecimento da soberania económica, do desenvolvimento acelerado da sua própria infraestrutura e base tecnológica", sublinhou Putin.
O Presidente russo acrescentou que a economia da Rússia "manterá o seu curso em direção à abertura e ampla cooperação internacional".
A invasão russa na Ucrânia em 24 de fevereiro – justificada pelo Presidente russo com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.