A cidade de Câmara de Lobos figura na lista restrita de 15 cidades mundiais, seis das quais do continente europeu, sendo a única cidade portuguesa contemplada com este prestigiado galardão.
O conceito de Cidades de Aprendizagem foi assumido pela UNESCO em 2013, aquando da 1ª Conferência Internacional das Cidades de Aprendizagem, que teve lugar em Pequim, na China. A ideia é que os municípios orientem as suas políticas públicas para promover a educação ao longo da vida, dentro e fora da escola.
Em 2016 o investimento municipal no sistema educativo rondou os 230 mil euros, tendo a autarquia, entre outras ações e iniciativas, constituído o Conselho Municipal de Educação, de onde têm resultado importantes reflexões e contributos para a definição da política educativa municipal. Entre 2015 e 2016, Câmara de Lobos elaborou a Carta Educativa Municipal e promoveu a realização do Diagnóstico Social Participado, que permitiu aprofundar o conhecimento sobre a realidade social do concelho e de onde resultou um plano de ação, com medidas concretas destinadas à resolução das problemáticas identificadas. De salientar, ainda, que a atribuição do galardão Cidade de Aprendizagem 2017 teve também em consideração o prémio anual Joaquim Pestana, que distingue todos os anos os melhores alunos do concelho; a Universidade Sénior, dinamizada pela Casa do Povo de Câmara de Lobos com o apoio da Câmara Municipal; as atividades promovidas diretamente pela Câmara nos centros comunitários; entre outras ações.