A peça “A Origem das Espécies” será a segunda produção do Teatro Nacional Dona Maria (TNDM) II a estrear no Funchal, ao abrigo da Rede Eunice, desta feita, em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
O Funchal vai receber três espetáculos de Teatro Nacional nas próximas três temporadas artísticas, até 2019. “A Origem das Espécies” será o segundo espetáculo deste ano, com estreia marcada para o dia 5 de fevereiro, pelas 18h00. “Ifigénia”, a outra produção do TNDM II, e a primeira confirmada no Funchal, sobe ao palco do Baltazar Dias no mesmo fim de semana, a 3 de fevereiro.
“A Origem das Espécies” parte da “Teoria da Evolução das Espécies”, obra de Charles Darwin, e conduz o público numa viagem teatral sobre a vida no planeta. Recorrendo a uma forte componente visual e sonora, o espetáculo pretende aguçar a curiosidade dos mais novos perante perguntas de sempre, como o porquê de existirmos, como é que surgiram no mundo tantas espécies de seres vivos ou como se dá a evolução. Segundo os criadores do espetáculo, o objetivo é transmitir ao público jovem os conceitos e as investigações fundamentais de Darwin, de uma forma estimulante e divertida.
Os bilhetes para o espetáculo já estão à venda na bilheteira do Baltazar Dias, e têm um preço de 5 euros.
Em 2016 o Teatro Baltazar Dias foi escolhido para integrar uma nova rede nacional de teatros, chamada Eunice, promovida pelo Dona Maria II, com o objetivo de disseminar pelo país a cultura do teatro.