Numa competição distribuída por três dias, os dois primeiros decorreram na Pista de patinagem da Escola Júlio Dantas, e o terceiro na Avenida dos Descobrimentos, a Madeira “invadiu” o Algarve e foi notável a sua supremacia em diversos escalões.
No que concerne aos resultados desportivos, o grande destaque vai para as categorias em que as provas pontuam para a Taça da Europa, nomeadamente Cadetes, Juvenis, Juniores e Seniores. Em juvenis femininas a Madeira esteve “imparável” colocando nos dois primeiros lugares da classificação geral as patinadoras Jéssica Rodrigues (CDRP) 1ª e Francisca Henriques (CSM)2ª , sendo que a primeira viria mesmo a ganhar quatro das cinco provas em disputa, evidenciando que ambas são das melhores patinadoras da Europa neste escalão. Ainda nos juvenis, mas no que concerne aos masculinos, Afonso Silva (CDRP) voltou a vencer a classificação geral do torneio, bem como as vertentes de curta distância e longa distância, com referencia ainda para o 4º Lugar na classificação geral para João Francisco Jesus do CDR Santanense.
Referência ainda para o escalão de seniores masculinos, onde entre diversos patinadores profissionais vindo dos quatro cantos do mundo os patinadores António Edgar de Freitas (CDRS) e Marco Lira (CDRP) viriam a realizar prestações de grande registo, com classificações dentro dos 10 primeiros lugares da categoria.
Já no XVII Terras do Infante, evento direcionado para as categorias mais jovens, vários foram os patinadores madeirenses que subiram ao pódio. Nos Sub-9 (Escolares) femininos Maria Leonor Baeta (CDRP) Prazeres foi terceira na classificação geral, nos masculinos Nuno Teixeira (CDRS) foi o grande vencedor do Torneio. Nos sub-13 (iniciados) femininos Mariana Carvalho (CSM) e nos masculinos Rafael Silva (CSM) foram ambos segundos classificados respetivamente.
As comitivas madeirenses têm agora destino diferente, sendo que o CS Marítimo viaja já no próximo fim de semana para França, afim de participar num dos mais mediáticos torneios da modalidade, o "3 Pistas". Já as comitivas do CDR Prazeres e CDR Santanense regressam para a ilha da Madeira, voltando à competição internacional no último fim de semana de abril, na Taça da Europa de Geisingen – Alemanha.