Na próxima quinta-feira, dia 13 de janeiro, decorrerá, no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, uma masterclass de violoncelo orientada por Dmitry Silvian, jovem violoncelista laureado em vários concursos internacionais e diplomado com louvor pelo Conservatório de Música de Paris. Esta atividade decorrerá entre as 14h00 e as 17h00 e é aberta aos alunos e docentes desta instituição.
Dando seguimento à parceria entre o Conservatório – Escola das Artes da Madeira e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA) / Orquestra Clássica da Madeira (OCM), o Conservatório receberá Dmitry Silvian, o ‘Embaixador da iClassical Academy – jovem músico destacado’ – a primeira plataforma social e digital para jovens músicos e profissionais. Participou em vários festivais internacionais e tocou a solo com várias orquestras.
As masterclasses são importantes para os jovens alunos do Conservatório terem contacto com diferentes especialistas da sua área, ao longo do seu percurso académico, e receberem conselhos de artistas reconhecidos e com mais experiência. Esta masterclass, aberta à comunidade educativa desta instituição, decorrerá no próximo dia 13 de janeiro, quinta-feira, no Salão Nobre do Conservatório, cito no edifício sede, na Avenida Luís de Camões n.º 1, entre as 14h00 e as 17h00.
No seguimento desta parceria entre o Conservatório e a ANSA/COM, decorrerá também uma conferência sobre ‘A Vida e Obra de Henry Vieuxtemps’, integrada no âmbito das comemorações do 200ª aniversário do nascimento de H. Vieuxtemps, compositor e violinista belga activo em França, autor de um vasto legado de composições. Esta atividade terá lugar, igualmente, no Salão Nobre do Conservatório, no dia 14 de janeiro, entre as 14h00 e as 15h00. A conferência será proferida pela bisneta do compositor e atual Presidente da Associação Henry Vieuxtemps, Agnès Briolle-Vieuxtemps.