Num comunicado enviado às redações, assinado pela meteorologista Rita Mota, da delegação dos Açores do IPMA, é referido que "a passagem de uma nova superfície frontal fria com ondulações condicionará o estado do tempo no arquipélago nas próximas horas, prevendo-se precipitação por vezes forte e um aumento da intensidade do vento, em especial nos grupos Central e Oriental".
"Entre a tarde de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira (dia 31), esperam-se, no grupo Central, rajadas de sudoeste (SW) a rodar para oeste (W) que podem atingir os 95 quilómetros/hora e, no grupo oriental, rajadas de sul (S) a rodar para oeste (W) até 115 quilómetros/hora", lê-se na nota.
Em ambos os grupos, alerta o IPMA, "as quantidades acumuladas de precipitação poderão atingir valores entre 20 e 40 milímetros acumulados numa hora (ou 40 a 60 milímetros em seis horas)". Estes são, ainda assim, valores habituais para esta época, segundo o instituto.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta manhã para laranja os avisos meteorológicos relativos às ilhas dos grupos Oriental e Central dos Açores por causa das previsões de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada.
Segundo o IPMA, as ilhas dos grupos Oriental (São Miguel e Santa Maria) e Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) vão estar sob aviso laranja a partir das 18:00 de hoje.
No caso do grupo Central o aviso estende-se até às 06:00 de sexta-feira e para o grupo Oriental estará ativo até às 09:00 do mesmo dia.
O IPMA emitiu ainda aviso laranja para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de sexta-feira, por causa das previsões de vento, com rajadas até 115 quilómetros por hora.
O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
São Miguel e Santa Maria têm também ativos avisos amarelos para a agitação marítima, devido à previsão de ondas de cinco a seis metros, entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de sexta-feira.
Há também previsões de rajadas de vento até 95 quilómetros por hora para o grupo Central, tendo sido emitido aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira.
Sob aviso amarelo estão também as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) por causa das previsões de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, até às 06:00 de sexta-feira.
O aviso amarelo emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.