"Cumprindo com as orientações da Autoridade Regional de Saúde, este é um espaço seguro que todos os dias, entre as 10h e as 19h, oferece à população um recinto repleto de atividades que recriam as tradições e a magia do Natal, época tão acarinhada pelos madeirenses", lê-se na nota enviada à redação pela Câmara do Funchal.
Com um programa recheado, são inúmeras as atividades lúdico-pedagógicas previstas, sendo que de manhã privilegiam-se as atividades de cariz mais pedagógico, como a hora do conto e as artes plásticas e, à tarde, as atividades mais dinâmicas, como os jogos tradicionais, bolas de sabão, mini-karts, espetáculos de magia, entre outros. Ao fim da tarde contamos com o teatro de rua, com os Bolo do Caco e, ainda, pipocas e algodão doce oferecidas no período entre as 17h30 e as 19h.
"Em jeito de balanço, podemos afirmar que o espaço tem registado uma boa afluência de famílias, tendo-se já registado a presença de 223 crianças em grupos organizados, vindos de diferentes escolas e instituições", segundo a mesma nota.
Com esta iniciativa, muitos são os que se deslocam ao centro da cidade ajudando, por um lado, a dinamizar o seu comércio e, por outro, o pequeno empreendedor presente no espaço, pois são 8 os artesãos que participam com produtos para o universo infantil e outros alusivos ao Natal, a quem pais e avós aproveitam para comprar as prendas de Natal.
É ainda possível registar uma fotografia profissional. " A pensar no apoio ao setor da fotografia, na Aldeia Natal podemos obter uma fotografia impressa na hora, na forma de postal ou de merchandising. Uma memória sensorial e física, que a fotografia digital não consegue oferecer".