A cobertura oficial dos jogos no Japão através das plataformas digitais e dos canais associados gerou 28 mil milhões de visualizações de vídeo no total, mais 139% face aos anteriores Jogos no Rio de Janeiro (2016).
Por seu turno, a quantidade de cobertura televisiva disponível subiu 33%, enquanto a produção digital cresceu 34% num evento que, devido à pandemia de covid-19, não contou com público pela primeira vez e foi adiado de 2020 para este ano.
O presidente do COI, Thomas Bach, realçou em conferência de imprensa que estes dados refletem o sucesso de Tóquio2020, bem como o panorama de mudança na comunicação e a maior interação do público jovem com os Jogos Olímpicos.
Paralelamente, o responsável anunciou o lançamento de um pacote de ajuda humanitária dirigido à comunidade olímpica e paralímpica do Afeganistão, em colaboração com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
O pacote de 560 mil dólares (cerca de 493 mil euros) visa beneficiar cerca de duas mil pessoas.
Bach também foi questionado sobre a tenista chinesa Peng Shuai, que denunciou numa rede social que o ex-vice primeiro-ministro Zhang Gaoli abusou sexualmente dela, e cujo estado de saúde e paradeiro têm levantado preocupações na comunidade internacional.
“Vamos manter o nosso acompanhamento através de videoconferências. A prioridade é garantir a sua integridade física, um dos direitos humanos fundamentais”, vincou o líder do COI.