A 23 de novembro a organização do Rali do Algarve, prova que recebe a Taça Campeões Ralis Regionais, fez saber os pilotos elegíveis a participar na prova algarvia, evento que tem a missão de fechar em beleza e em festa mais uma época do automobilismo português.
Alguns dos pilotos madeirenses elegíveis foram contactados pela organização, outros nem por isso e outros ficaram a saber pela reportagem da RTP a elegibilidade para a participação na prova no sul do país, que está marcada de 3 a 5 de dezembro.
No grupo X2 os pilotos madeirenses elegíveis são Claúdio Nóbrega (foi contactado pela organização), José Jarimba, ambos os pilotos vão estar na mesma data a competir no Leiria Festival e ainda Miguel Gouveia que de nada sabia, foi informado após o contacto da RTP.
No grupo X1 Carlos Silva soube da hipótese em participar, mas os custos envolvidos em transporte da viatura, da equipa d assistências acabou por não viabilizar qualquer intenção de participação.
No grupo P1 Ricardo Gonçalves está entre os elegíveis, mas também de nada sabia e diz mesmo que face à data em que foi anunciada não é exequível e questionou em matérias de apoios, para fazer transportar carro e equipa até ao Algarve. É um custo muito elevado, mas vincando que o “timing” do anúncio é muito tardio.
Na P1 Pedro Faria, também não tinha conhecimento e com o recente acidente com o Citroen Saxo acaba por dificultar ainda mais a missão.
Paulo Nunes também está “convocado,” mas revelou à RTP que não vai participar até porque já anunciou que terminou a carreira nos ralis.
Desta lista faz parte o nome de Tiago Neves que aos microfones da Antena 3 disse que já tinha o carro vendido.
No grupo P2 Ângelo Escórcio ficou também a saber pela RTP da possível participação e que ficava sem efeito a esta distância do evento.
Avançamos para o grupo P3 onde Rui Pinto revelou total desconhecimento da possibilidade, dizendo mesmo que é um escândalo que ninguém da organização tenha dado a conhecer à sua equipa essa hipótese, nem mesmo manifestar interesse na participação do piloto.
Grupo onde consta Gil Freitas que foi contactado pela organização, mas não tem disponibilidade por estar a rever o Subaru WRC para a época de 2022.
Assim a única participação será extracompetição, é a de Miguel Caires e João Miguel Sousa com o Skoda Fabia Rally2 Evo, foram convidados a participar cumprindo as funções de viatura de segurança.
Será a estreia de Miguel Caires ao volante do Skoda Rally2 da Emotion Rally Spirit.
Rali do Algarve onde o carro zero será o Skoda do campeão nacional Ricardo Teodósio, que é navegado por José Teixeira, campeão nacional de navegadores.