A agressão teve lugar quarta-feira, e foi testemunhada pela chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE-UE), a portuguesa Isabel Santos.
O canal estatal de televisão Telesul, divulgou imagens do momento em que Raúl Yusef esbofeteia Américo de Grazia, que depois é também esbofeteado por um outro indivíduo, aparentemente acompanhante do agressor.
Numa das imagens vêem-se várias pessoas e também a portuguesa Isabel Santos e um outro observador da MOE-UE.
No centro da divergência, segundo a imprensa local, estaram acusações de alegada corrupção.
Américo de Grazia não respondeu ao ataque por considerar que “são coisas do ofício nesta região, onde a violência tem sido permanentemente cultivada dessa maneira”.
“Isto não é um ringue de boxe. Acho que é um ato de desespero e não vamos cair nessa armadilha”, explicou à Telesur.
O opositor explicando ainda que estava no sítio “não por [ser] pugilista, mas por [ser] político, em atenção a um convide da MOS-UE. Seria um ato muito desagradável que respondesse com a mesma violência com que me estão atacando”.
A portuguesa Isabel Santos descreveu a altercação como “um pequeno incidente num ambiente eleitoral muito polarizado, como acontece em muitas partes do mundo”.
“Em ambientes fortemente polarizados às vezes há pequenos incidentes”, sublinhou.
A eurodeputada socialista portuguesa Isabel Santos chegou terça-feira à Venezuela para chefiar a Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE-UE) que observará as eleições regionais e municipais de 21 de novembro.
As eleições regionais e municipais na Venezuela registam tradicionalmente uma alta abstenção e o envio da missão tem lugar depois de a União Europeia ter declinado um convite para estar presente nas legislativas de 2020, por considerar que “não cumpria as condições para um processo eleitoral transparente, inclusivo, livre e justo”.
Segundo o Conselho Nacional Eleitoral, foram apresentadas 70.244 candidaturas.
A Venezuela tem uma população de 33.192.835 cidadãos, dos quais 21.159.846 estão registados no sistema eleitoral.