Esteireiro foi convidado pela organização do Simpósio para falar numa sessão plenária, sobre o seu recente livro “História da Música na Madeira”, divulgando assim esta edição junto da comunidade de musicologia do Brasil.
Na sua apresentação, o investigador do Conservatório vai abordar os principais períodos e alguns dos acontecimentos-chave da história da música na Madeira. Além disso, vai igualmente referir os avanços realizados nas últimas décadas nos estudos musicológicos da região, de modo a realizar um balanço sobre o estado atual da musicologia na Madeira.
O XI Simpósio de Musicologia – Musicologia e Diversidade – tem como finalidades proporcionar reflexões sobre os caminhos plurais da musicologia na contemporaneidade, ampliar o intercâmbio entre núcleos e centros de estudos; incentivar a produção científica e artística no que diz respeito ao campo musicológico; oportunizar a divulgação de pesquisas existentes na área da musicologia, em âmbito nacional e internacional.
Nesta edição, o foco também é o tema “Música Crítica e questões musicológicas no presente” discutindo, além dos aspectos ligados à construção do conhecimento musicológico desenvolvido de forma crítica, a inserção do musicólogo no contexto geral dos fenómenos musicais, abarcando ainda a sua mediação em veículos de comunicação massificados como jornais, revistas, notas de programa, e um sem-número de medias digitais e/ou físicas.