Dados importantes para o Instituto do Vinho e do Bordado, que volta a promover o vinho em feiras e provas quer na China quer no Japão, em parceria com a Viniportugal.
A presidente do instituto, Paula Jardim, sublinha a importância das feiras. No caso do Japão foram registadas quebras na ordem dos 22% em 2020. Ja noutros países, o aumento foi na ordem dos 42 por cento.
Os primeiros indicadores deste ano apontam, contudo, uma ligeira descida nos mercados chinês e japonês, com uma tendência de recuperação força da promoção.
O mercado japonês ocupa o terceiro lugar e o mercado chinês ocupa a quarta posição relativamente ao mercado do vinho madeira.
Num ano normal, o mercado para o Japão representa cerca de um milhão e 500 mil euros e o chinês cerca de meio milhão de euros no que toca à comercialização.
A presidente do instituto recorda ainda que, devido à pandemia, não foi possível desenvolver as ações de promoção previstas para 2020 e início de 2021.
Ações promocionais enquadradas no Plano Promocional do Vinho Madeira, cofinanciado em 85% no âmbito do programa operacional Regional da Madeira 2014-2020 e o restante suportado pelo Orçamento Regional.