O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira (PSP), através da ação da Divisão Policial de Câmara de Lobos, desencadeou no passado fim-de-semana uma Operação Especial de Prevenção Criminal (OEPC) nos concelhos da Ribeira Brava e de Câmara de Lobos, que resultou na detenção em flagrante delito de nove cidadãos – oito por condução sob o efeito de álcool e um por posse ilegal de taser e tráfico de substâncias estupefacientes – e na identificação de vinte cinco suspeitos de conduta delituosa.
Ao arguido detido por posse de arma proibida e tráfico de droga foi ainda apreendido: mais de 130 gramas de metal precioso em bruto (ouro); cerca de 160 gramas de metal prateado; vários anéis derretidos, brincos e equipamento de telecomunicações; uma quantia, em numerário, superior 370 €; e uma viatura automóvel, ligeiro de passageiros.
O detido, depois de constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, recolheu aos quartos de detenção até ser presente, hoje, à autoridade judiciária, para sujeição a 1.º Interrogatório Judicial e aplicação da correspondente medida de coação. Todo o material apreendido ficou à guarda do processo-crime correspondente.
Ao nível da prevenção de consumos desviantes associados a estupefacientes foram levantados dois Autos de Notícia por contraordenação (consumo), de onde resultou a apreensão de cerca de 5 doses individuais de Liamba.
No âmbito da prevenção rodoviária, salienta-se o controlo de velocidade de 296 veículos automóveis; a autuação contraordenacional de 4 infrações muito graves (por condução sob o efeito do álcool e excesso de velocidade); 12 infrações graves (pelos mesmos motivos); e 4 infrações leves (por razões diversas); a apreensão de 9 títulos e documentos diversos; e ainda a identificação criminal de 3 condutores com taxa de alcoolemia superior ao limite legal.
Esta OEPC incidiu sobre diversos acessos e infraestruturas rodoviárias da via rápida (VR1), localizadas entre o vale da Ribeira Brava e o município Câmara-Lobense, onde foram realizadas ações policiais de interdição temporária de acesso e circulação de pessoas e meios de transporte, de controlo de velocidade de veículos, de fiscalização documental e de stop and search, e das condições de condução dos cidadãos intercetados pela Polícia de Segurança Pública.