Os Açores registam hoje 22 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, 20 dos quais na ilha de São Miguel e dois no Pico, revelou a Autoridade de Saúde Regional.´
Em São Miguel, 11 dos novos casos foram registados no concelho de Ponta Delgada, quatro no concelho da Ribeira Grande, quatro no concelho da Lagoa e um no do Nordeste.
“De todos os casos registados em São Miguel, 17 resultam de transmissão comunitária e três correspondem a outros tantos viajantes, residentes, com resultados positivos no rastreio à chegada”, descreve a autoridade.
No Pico, os dois novos casos foram registados no concelho da Madalena e correspondem “a dois viajantes com resultados positivos à chegada”.
Nos Açores estão hoje internados nove doentes: seis no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dois no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e um no Hospital da Horta, este em cuidados intensivos.
De acordo com a Autoridade de Saúde Regional, “foram extintas nas últimas 24 horas quatro cadeias de transmissão local primária, estando apenas ativa uma cadeia partilhada entre o Faial e o Pico”.
“Até ao presente foram extintas 253”, acrescentou.
Nas últimas 24 horas cinco pessoas recuperaram, todas em São Miguel.
O arquipélago regista presentemente 176 casos positivos ativos, sendo 162 em São Miguel, sete na Terceira, quatro no Faial e três no Pico.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 9.132 casos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.731 pessoas.
Faleceram 43, saíram do arquipélago 95 e 87 apresentaram prova de cura anterior.
As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde 31 de dezembro de 2020 e até 29 de setembro, foram vacinadas nos Açores 173.125 pessoas com a primeira dose (73,2%) e 190.817 com a vacinação completa (80,7%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.