O avião, pertencente à companhia aérea Binter, que assegura a maioria das ligações interinsulares, aterrou em La Palma ao início da tarde, procedente da vizinha ilha de Tenerife, precisou um porta-voz local da Aena, citado pela agência francesa AFP.
Segundo a Binter, o voo foi possível graças à “melhoria das condições de segurança” aérea em La Palma, onde o vulcão está ainda ativo, mas já não expele cinza, que era prejudicial à visibilidade das aeronaves, apenas lava.
“Retomámos os voos para La Palma”, confirmou a companhia na rede social Twitter, indicando ter igualmente retomado a sua “colaboração para enviar material de apoio às vítimas da erupção do vulcão”.
De acordo com o ‘site’ da internet da Aena, estão previstos outros voos hoje à tarde, provenientes e com destino a outras ilhas das Canárias.
O aeroporto de La Palma tinha sido encerrado no sábado de manhã devido à acumulação de cinza projetada pelo Cumbre Vieja.
Foi oficialmente reaberto no domingo, mas os voos estiveram até agora suspensos, enquanto se aguardava uma melhoria das condições de visibilidade.
A erupção do Cumbre Vieja, que começou a 19 de setembro, levou à retirada de mais de 6.000 pessoas da zona e causou danos avultados na pequena ilha de 85.000 habitantes.
Na noite de terça-feira para hoje, a corrente de lava do vulcão chegou às águas do oceano Atlântico.