Dinamizada pela Faculdade de Ciências Sociais (FCS-UMa), e inserida no âmbito do programa de mobilidade Erasmus+, a conferência reúne diversos especialistas nacionais e internacionais nas áreas do desporto e do turismo.
Após a sessão de abertura, às 8h45 do dia 15 de setembro, a conferência arranca com a comunicação de João Canning Clode, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Polo da Madeira (MARE-Madeira), que irá abordar a investigação científica desenvolvida neste centro.
“The role of CITUR and the Economic and Tourism Impacts of Sport Events in Madeira Island” será o tema abordado por Mara Franco, Coordenadora do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, Polo Madeira (CiTUR Madeira).
Przemysław Płoskonka, da University of Physical Education of Warsaw, irá centrar a sua intervenção no tema “Learning in nature – the benefits of outdoor teaching”.
“Sport tourism and wellbeing tourism in Madeira: Changing things so everything stays the same”, será o tema proeferido por António Almeida e Luiz Machado, membros do CiTUR Madeira e docentes da FCS-UMa.
João Prudente, Catarina Fernando e Helder Lopes, membros do CiTUR Madeira e docentes da FCS-UMa, irão fazer uma “Análise, Caracterização e planeamento de produtos turísticos no âmbito das Atividades e Desporto de natureza e adaptação ao meio”.
Não menos importantes serão as comunicações de Marko Radeta, do Interactive Technologies Institute, sobre “Location-based Augmented Reality Gadgets and Environment-friendly Sightseeing of Cultural Attractions for Locals and Excursionists (LARGESCALE)” e de João Apolinário, da FCSUMa, sobre Outdoor activities – An educational approach to the Madeiran school context.
Já a 16 de setembro, os trabalhos começam às 15h, com apresentação do Projeto LEAVE NO TRACE, por Przemyslaw Ploskonka, e a comunicação de Eugenia Murawska-Ciałowicz e Grzegorz Żurek, também da University of Physical Education of Warsaw, intitulada “Research and Teaching”.
C/Lusa