Hoje é segunda-feira, 14 de novembro, tricentésimo décimo nono dia do ano e Dia Mundial da Diabetes. Faltam 47 dias para o final de 2016.
Nos céus, é Lua Cheia, às 13:52.
O Sol nasce às 07:18 e o ocaso regista-se às 18:16.
Nesta data, em 1831, morria, em Berlim, o filósofo alemão Georg Friedrich Hegel.
Em 1947, as Nações Unidas reconheciam o pedido de independência da Coreia.
Em 1984, era inaugurado, em Lisboa, o primeiro banco privado a estabelecer-se em Portugal após o 25 de Abril de 1974, o Manufacturer’s Trust Company, dos EUA.
Em 1989, a Checoslováquia anunciava que, a partir daquela data, os seus cidadãos poderiam deslocar-se livremente para ocidente.
Em 1994, as forças indonésias feriam 57 manifestantes timorenses e prendiam mais de 70, nas manifestações de protesto contra a ocupação de Timor-Leste.
Em 2002, o petroleiro Prestige era afastado da costa da Galiza, por um rebocador da marinha espanhola. Os primeiros cálculos apontavam então para uma perda de 3000 toneladas de fuel óleo.
Em 2003, os jornalistas portugueses no Iraque eram atacados na estrada para Bassorá. Maria João Ruella, da SIC, ficou ferida e Carlos Raleiras, da TSF, foi raptado, durante 36 horas. No mesmo dia, era inaugurado, em Taiwan, o maior arranha-céus do mundo com 508 metros de altura.
Em 2005, era anunciada a distribuição gratuita da "pílula do dia seguinte" nos centros de saúde e nos hospitais. O Salário Mínimo de 2006 aumentava 3%, para 385,90 euros.
Em 2006, a África do sul tornava-se o primeiro país do continente africano a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo, depois de a proposta ter sido aprovada no parlamento. O violinista russo Vladimir Spivakov era nomeado artista da UNESCO para a paz. Era lançado nos Estados Unidos o novo "media player" portátil da Microsoft, o Zune.
Em 2007, cientistas britânicos descobriam uma forma de produzir uma vacina contra o cancro a partir das células cancerígenas do paciente e que poderá ser usada para tratar o seu próprio tumor. A UEFA anunciava que ia doar 4.000 euros à Cruz Vermelha por cada golo marcado no Campeonato Europeu de 2008.
Em 2009, um tribunal de Buenos Aires abria caminho aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, na capital argentina, ao autorizar a primeira aliança entre dois homens, na América Latina, a maior região católica do mundo.
Em 2014, Cristiano Ronaldo tornava-se o melhor marcador da história dos Europeus de futebol, a solo, ao marcar o 23.º golo, à Arménia, no Estádio Algarve. Era lançada a Companhia ferroviária Eurostar, que atravessa o túnel do Canal da Mancha. A empresa nascia do desejo de Paris e Londres de ligar as duas capitais por comboio.
Em 2015, o Pentágono anunciava que o chefe do grupo Estado Islâmico na Líbia tinha sido morto num ataque aéreo durante a noite.
C/Lusa