Esta foi uma das informações dadas pelo secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, após a reunião com o delegado de saúde do Porto Santo, Rogério Correia.
Na sua deslocação ao Porto Santo, hoje, o governante reuniu com o delegado de Saúde para fazer um ponto de situação epidemiológica na ilha dourada.
De acordo com o governante, o balanço é extremamente positivo, “passou-se de uma situação de 91 casos ativos registados no pico da pandemia em agosto para 9 casos ativos, o que significa que a partir da segunda quinzena deste mês a situação fica normalizada. Os resultados alcançados devem-se ao empenho da autoridade local de Saúde, do Serviço de Saúde da RAM, da Direção Regional de Saúde, e de todos os intervenientes que em conjunto, delinearam uma estratégia que permitiu não só detetar, isolar, proteger e, acima de tudo, permitiu dar segurança a quem estava de férias no Porto Santo”, disse.
Considerando a melhoria da situação, o responsável pela área da Saúde anunciou a desativação da Unidade de Acolhimento criada no Pavilhão Multiusos no Porto Santo. A esse propósito, já foram estabelecidos contactos com o Comando Operacional da Madeira para a devolução das camas, disponibilizadas através da Zona Militar da Madeira.
Pedro Ramos aproveitou o momento para agradecer o importante apoio das várias entidades no combate à pandemia na ilha do Porto Santo, nomeadamente ao representante da RAM no Porto Santo, Roberto Silva, à Autarquia do Porto Santo, às autoridades locais de Saúde, à Polícia de Segurança Pública, ao Corpo de Bombeiros do Porto Santo e ao Grupo Pestana.