O alerta foi recebido no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) às 20h35 de terça-feira, através do Patrão-Mor da Capitania do Porto Santo, que recebeu o alerta da Polícia Marítima.
Foi de imediato ativado para o local a embarcação salva-vidas da Capitania do Porto Santo e solicitada a colaboração da embarcação de pilotos da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.
Ao chegarem ao local, os elementos da embarcação salva-vidas confirmaram o encalhe e verificaram que as três pessoas se encontravam bem e não necessitavam de assistência médica, mas não tinham capacidade para desencalhar pelos próprios meios.
Com a chegada da embarcação de pilotos da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira foi passado um cabo de reboque que puxou o veleiro para fora, acabando por desencalhar.
De seguida, foi efetuado o reboque para a marina do Porto Santo, por questões de segurança para a navegação, onde irá ser sujeito a inspeção para verificação das condições de segurança para navegar.
Os tripulantes encontravam-se bem de saúde, sem necessidade de assistência médica.