O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA) analisou até à data 11929 sequências do genoma do novo Coronavírus SARS-CoV-2, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios/hospitais/instituições representando 295 concelhos.
No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2, têm vindo a ser analisadas uma média de 570 sequências por semana desde o ínicio de Junho de 2021.
Estas sequências foram obtidas de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 Distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 110 concelhos por semana.
Na úlitma semana, os dados indicam que a variante Delta é a variante mais prevalente em Portugal com uma frequência relativa de 94.8%. Na Madeira, Açores e Alentejo a frequência relativa da variante associada à Índia é de 100%.
Relatório do INSA refere ainda que não se detetaram no país novos casos da variante Lambda, em circulação no Chile e Peru.