O projeto europeu MEMEX – “MEMories and EXperiences for inclusive digital storytelling”, gerido pela ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, e coordenado pelo Instituto Italiano de Tecnologia, teve início em dezembro de 2019.
Este junta investigadores, diferentes comunidades e empresas espalhados pela Europa, para promover a visibilidade e integração de comunidades vulneráveis através do uso de inteligência artificial e realidade aumentada.
As entidades parceiras do projeto MEMEX finalizaram, até à data e com sucesso, a primeira versão de uma abordagem inovadora da sua aplicação, para a realização de testes com comunidades em risco de exclusão em Lisboa, Barcelona e Paris, com o intuito de promover inclusão sócio-cultural através da produção de narrativas (storytelling).
A aplicação permite aos seus utilizadores a partilha de histórias cativantes e significativas.
Foram implementados, durante o primeiro ano do projeto, workshops de storytelling nessas mesmas comunidades com o intuito de promover a criação de histórias individuais e coletivas.
Através da app, é agora possível partilhar interesses, memórias, pensamentos ou sentimentos na forma desejada: enriquecida com conteúdos multimédia como fotografias, áudios ou mesmo vídeo. As histórias são depois geolocalizadas e ligadas a um objeto ou sítio patrimonial, sendo também possível marcá-las e filtrá-las através de uma lista de palavraschave existentes.
Esta primeira versão foi testada nos três pilotos do projeto: na perspetiva de género de mulheres migrantes em Barcelona; storytelling digital com habitantes de um bairro prioritário no Distrito XIX de Paris; e leituras ampliadas da herança portuguesa por migrantes da lusofonia.
O objetivo destes testes foi analisar as expectativas das comunidades de diferentes cidades do território europeu em colaboração com parceiros locais. Segue-se, uma segunda versão da aplicação MEMEX já planeada para o fim de julho de 2021. Conta incorporar melhorias sugeridas pelos valiosos conhecimentos recolhidos durante o processo de teste e novas funcionalidades que permitirão o enriquecimento das narrativas através da integração de Inteligência Artificial. Futuramente será ainda incorporada a visualização de histórias com Realidade Aumentada para a criação de histórias mais apelativas e vívidas.
Nos próximos dias 8 e 9 de julho de 2021, o ITI será o parceiro anfitrião na organização da próxima reunião do Consórcio. O evento acolherá representantes dos respetivos parceiros do MEMEX, provenientes de Itália, França, Bélgica, Espanha e Irlanda, que reunir-se-ão na cidade do Funchal, para balanço das atividades decorridas no âmbito do projeto, desenvolvidas até à data. Este será o segundo encontro presencial realizado desde o início do projeto, sucedendo-se assim à reunião de lançamento realizada em fevereiro de 2020, em Génova.