Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de 42% dos consumidores passaram a usar canais digitais
Sociedade 24 mai, 2021, 11:44

42% dos consumidores passaram a usar canais digitais

A pandemia de Covid-19 levou 42% dos consumidores nacionais a passar a usar canais digitais para consumir, sendo que 32% apontam ainda a conveniência em comparação com os canais físicos, de acordo com um inquérito da consultora McKinsey.

Este estudo, que inquiriu mais de 1.200 consumidores portugueses entre os 18 e os 85 anos, descobriu que “os canais de venda totalmente digitais são mais utilizados de forma geral em todas as indústrias analisadas, com exceção dos itens de mercearia”.

De acordo com os resultados do inquérito, “na utilização de canais totalmente digitais, o destaque vai para o entretenimento (93%), o setor público (84%) e a banca (74%)”, sendo que “o setor da saúde tem a taxa mais alta de utilizadores que interagem nos canais digitais com assistência humana (23%)”.

Por sua vez, a mercearia “foi o único setor analisado cuja utilização dos canais digitais diminuiu em comparação com 2020 (-28%), enquanto o setor que mais cresceu foi o das viagens (+55%)”, de acordo com a McKinsey.

Já no que diz respeito “aos gastos por indústria nos últimos seis meses, o ‘top 3’ é liderado pela mercearia (32%)”, seguindo-se viagens (17%) e educação (15%), “com uma maior quota de consumidores que despendem mais de 500 euros em canais digitais”.

Assim, de acordo com a McKinsey “a pandemia é o motivo apresentado por 42% dos inquiridos portugueses para passar a utilizar os canais digitais para consumir. A conveniência em comparação com os canais físicos é também apontada por 32% dos consumidores”.

Segundo o estudo, “o crescimento do uso de canais digitais é especialmente elevado nos consumidores nacionais entre os 55 e os 64 anos de idade (47%)”, com o setor da educação a destacar-se.

A Mckinsey revelou ainda que, “numa análise sobre o tipo de canal mais utilizado, o desktop é o preferido independentemente da indústria (54%), seguido das aplicações para telemóveis (24%)”, sendo "os canais de comunicação em telemóvel (aplicações e web) mais fortes do que o acesso por desktop nos setores da banca, vestuário, entretenimento, telecomunicações e saúde”.

Em termos de satisfação com os canais digitais, os setores de viagens, mercearia e banca são os com melhores resultados.

Segundo Benjamim Vieira, sócio da McKinsey & Company que lidera a área de Digital da consultora em Portugal, “a maioria dos utilizadores planeia continuar a usar canais, de forma igualmente frequente, nos próximos seis meses, com os mesmos níveis de gastos”.

Por isso, afirma, “é importante que as empresas de diferentes setores continuem a trabalhar para acelerar a sua transformação e apostem mais em canais digitais e nos aspetos que os consumidores atuais consideram mais relevantes”.

“É importante ter em consideração que a digitalização é muito mais do que vender e oferecer serviços ‘online’, trata-se de inovar ao definir prioridades digitais e analíticas em toda a cadeia de valor até à primeira linha de fogo com a experiência do cliente”, afirma, o responsável, acrescentando que “no que diz respeito à redução do atrito entre o canal digital e físico, este é um dos maiores desafios e oportunidades para as empresas, uma vez que os canais ‘offline’ e digitais coexistem cada vez mais em paralelo”.

C/Lusa 

Pode também gostar

Imagem de Fraca resposta das instituições internacionais (vídeo)

Fraca resposta das instituições internacionais (vídeo)

Imagem de Nova unidade de cuidados intensivos (áudio)

Nova unidade de cuidados intensivos (áudio)

Imagem de Acidente aparatoso provoca dois feridos graves na Cota 40

Acidente aparatoso provoca dois feridos graves na Cota 40

Imagem de Pestana Magic Spa ganha prémio mundial

Pestana Magic Spa ganha prémio mundial

Imagem de Municípios continuam a “trabalhar” a criação da Rota do vinho na Madeira

Municípios continuam a “trabalhar” a criação da Rota do vinho na Madeira

Imagem de Madeira cria barreira para travar a propagação de incêndios nas zonas altas do Funchal

Madeira cria barreira para travar a propagação de incêndios nas zonas altas do Funchal

Imagem de Capitão do Marítimo diz que objetivo é fazer melhor do que na época passada

Capitão do Marítimo diz que objetivo é fazer melhor do que na época passada

Imagem de Avaria na rede de informação da Saúde está a impossibilitar reembolsos no IASAÚDE

Avaria na rede de informação da Saúde está a impossibilitar reembolsos no IASAÚDE

Imagem de Facebook muda de nome

Facebook muda de nome

Imagem de Armadores com embarcações no Registo de Navios da Madeira criam associação

Armadores com embarcações no Registo de Navios da Madeira criam associação

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025