A Câmara Municipal de Machico atribuiu 136 mil euros de apoios às cinco juntas de freguesia que integram o concelho desde que o executivo socialista entrou em funções, em 2013, informou hoje o presidente da autarquia.
"Esta vereação está em funções há apenas três anos e sempre atribuiu, em cada ano, o apoio financeiro possível às juntas de freguesia", disse Ricardo Franco, realçando que as ajudas foram concedidas apesar do "descalabro financeiro" e das "grandes dificuldades" herdados da anterior gestão do PSD.
O autarca esclareceu que, em 2014 e 2015, foram canalizados cerca de 60 mil euros para as cinco freguesias que constituem o município, situado na zona leste da Madeira: Água de Pena, Machico, Porto da Cruz (lideradas pelo PS), Caniçal e Santo António da Serra (do PSD).
Este ano, a Câmara já direcionou 60 mil euros para as mesmas.
"Atendendo à melhoria da situação financeira do município e da consolidação e equilíbrio das contas que a vereação PS está a conseguir, já está inscrita na proposta de orçamento para 2017 a verba de 80 mil euros para atribuir às juntas", disse Ricardo Franco.
O presidente da Câmara Municipal explicou que os apoios são canalizados através de dois protocolos, um ao nível das atividades socioculturais e recreativas, outro na área das obras e infraestruturas.
A autarquia também disponibilizou 16 mil euros para ajudas pontuais (materiais, logística e realização de eventos) desde 2013, perfazendo um total de 136 mil euros.
Ricardo Franco disse, por outro lado, que o município recebeu este ano dez trabalhadores por via do Instituto de Emprego da Madeira, no âmbito de programas ocupacionais para desempregados, sendo que nove ficaram afetos à Câmara Municipal e um à Junta de Freguesia do Caniçal.
"Nas restantes freguesias, incluindo Machico, Água de Pena e Santo António da Serra, os trabalhadores cedidos pelo Instituto de Emprego foram solicitados pelas próprias juntas, assumindo estas os respetivos encargos", sublinhou.
C/Lusa