De outubro de 2020 a março deste ano a linha recebeu 1.458 chamadas de 782 lares de idosos em Portugal.
Nuno Marques, do ABC-Algarve Biomedical Center, responsável pela Linha Covid Lares explicou em declarações à agência Lusa que várias centenas de surtos foram evitados com o agilizar de procedimentos premido pela linha que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Face à ocorrência de casos de covid-19 no seu espaço os lares passaram a ter um interlocutor direto com o objetivo de agilizar os procedimentos.
“Sentem que há alguém que os ajuda a resolver a questão com que se confrontam, sendo a linha usada para encontrar soluções, encaminhar o assunto de imediato para as instituições respetivas e fazer o acompanhamento do caso”, disse.
Um dos objetivos é evitar que as situações de risco se descontrolem.
A Linha Covid Lares resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o ABC-Algarve Biomedical Center, inserindo-se no programa integrado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de apoio aos lares.
Através do número (707 20 70 70), os lares de todo o país passaram a dispor de apoio.
Além de esclarecer dúvidas e prestar informação, a linha agiliza o contacto destes equipamentos com as entidades locais de saúde, proteção civil e segurança social, facilitando a sinalização de situações de risco junto das autoridades competentes.
C/Lusa