No 2.º trimestre de 2016, transacionaram-se 523 alojamentos na RAM, valor inferior ao registado no trimestre anterior (553 alojamentos) em 5,4%, mas superior ao observado no trimestre homólogo (480 alojamentos) em 9,0%.
Do total de alojamentos vendidos, 418 diz respeito a alojamentos existentes (79,9% do total), sendo os restantes 105, alojamentos novos. Estes dois segmentos evidenciam uma evolução em sentido inverso relativamente ao 1.º trimestre de 2016: os primeiros aumentam 5,3%; os segundos diminuem 32,7%.
O valor dos alojamentos transacionados neste trimestre situou-se nos 58,3 milhões de euros, menos 29,4% que no 1.º trimestre de 2016 (82,6 milhões de euros) e mais 17,9% que no trimestre homólogo (49,5 milhões de euros). Nos alojamentos novos, o valor das vendas atingiu os 15,2 milhões de euros, enquanto o relativo aos alojamentos existentes se fixou nos 43,1 milhões de euros.
No conjunto do País, e no 2º trimestre de 2016, foram transacionados 31,8 mil alojamentos, significando um aumento de 7,8% face ao trimestre anterior. Estas transações corresponderam a um montante de 3,7 mil milhões de euros.