Este encontro que junta a Madeira, os Açores, as Canárias e Cabo Verde foi hoje analisado e preparado na Conferência dos Representantes dos Partidos, confirmou o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, no final da reunião de líderes desta manhã.
A Madeira participará nestas jornadas com uma delegação de 10 deputados (04 do PSD, 01 do CDS-PP, 03 do PS, 01 do JPP e 01 do PCP). “À Região Autónoma da Madeira caberá também a presidência do grupo que abordará a ‘Sustentabilidade Ambiental e a Biodiversidade’ na Macaronésia. Terá também um relator no grupo que analisará ‘A Cultura e a Educação: Desenvolvimento e Cooperação’”, explicou José Manuel Rodrigues.
As Jornadas Parlamentares Atlânticas deste ano são constituídas por quatro grupos de trabalho. O Grupo I vai trabalhar o tema ‘Jornadas Parlamentares Atlânticas: um modelo de cooperação para o desenvolvimento e os desafios do futuro’; o Grupo II está encarregue de analisar a ‘Sustentabilidade Económica e Social’, no espaço destas regiões insulares; enquanto os Grupos III e IV vão debruçar-se sobre os temas ‘Sustentabilidade Ambiental e Biodiversidade’ e ‘A Cultura e a Educação: Desenvolvimento e Cooperação’, no espaço macaronésio.
Os líderes parlamentares madeirenses confirmaram a realização de dois plenários na próxima semana, agendados para dos dias 16 e 17 de março.