A Madeira tem, neste momento cerca de 1263 funcionários públicos em teletrabalho no que diz respeito à estrutura do Governo Regional.
A Secretaria Regional da Educação tem até ao momento 331 funcionários em teletrabalho, é o departamento com mais funcionários no regime. Seguindo-se da Secretária Regional de Inclusão e Assuntos Sociais com 269 funcionários a trabalhar a partir de casa.
Os departamentos optaram pela jornada de trabalho contínuo como a solução mais recorrente, ao invés do teletrabalho, para vários funcionários. Em números, cada departamento tem pelo menos mais de uma dezena de funcionários a seguir este regime. Sendo que a Secretaria Regional da Agricultura domina com 403 funcionários.
Em alternativa ao regime do teletrabalho, existem opções de prestação de trabalho mais práticas para contenção da propagação da covid-19.
Em variação ao trabalho em casa, estão cerca de 1630 trabalhadores, neste momento, a fazer trabalho de rotatividade. Em jornada contínua estão cerca de 2188 trabalhadores e 802 em horário flexível.
Acrescenta-se a estes trabalhadores, 125 em horário desfasado. Um total de 6008 funcionários em teletrabalho e situações alternativas de prestação de serviços.
Estes números não incluem os 5400 trabalhadores do SESARAM, os cerca de 5000 docentes e não docentes das escolas e os 2700 trabalhadores do setor empresarial.
Estas medidas pretendem adaptar os ambientes de trabalho à nova realidade pandémica.
Recorde-se que o Governo Regional recomendou o teletrabalho nas empresas públicas, bem como a redução de horários.