A principal missão deste festival, sediado na cidade de Verkhnyaya Pyshma, é fornecer uma plataforma para jovens cineastas emergentes de todo o mundo, com idades entre os 7 e os 18 anos.
‘Migrantes do Espaço’ resulta do projeto anual do Curso Livre de Cinema de Animação e a sua pré-produção iniciou-se no início do ano letivo de 2019/2020, quando ninguém ainda ouvira falar de Covid-19. Neste filme, uma grave crise ambiental irá colocar a existência da raça humana no planeta terra em risco, o que provocará um êxodo migratório pelo espaço em busca de um lar que a aceite.
O filme contou com a participação de 21 alunos na realização do argumento, guião, storyboard, gráficos, animação, som e edição.
A atividade de Cinema de Animação, criada em 2015, é atualmente uma das ofertas dos Cursos Livres em Artes do Conservatório e conta, no presente ano letivo, com 18 alunos inscritos. Desenvolve, desde o ano da sua implementação, curtas-metragens de animação que já marcaram presença em 10 festivais nacionais e internacionais. O responsável por esta atividade, desde a sua criação, é o professor João Pedro Pereira.