O Projeto madeirense destacado internacionalmente está agora online, em livre acesso no livro ‘The Future of Music Schools – European Perspectives (music school Research II)’.
Carlos Gonçalves, Natalina Cristóvão e Paulo Esteireiro são os autores desta investigação que envolve, todos os anos, centenas de alunos de artes dos atuais Cursos Livres em Artes do Conservatório e das escolas do ensino genérico. Disponível para leitura entre as páginas 211 e 225, foram destacados neste artigo os conceitos de rede e parceria de um projeto que, mesmo suportado por uma base educativa, tinha como objetivo principal realizar, em média, 200 eventos por ano, com alunos de artes, de uma forma descentralizada e quase gratuita.
Apesar da relevância do projeto e do facto de envolver todos os municípios da região e cerca de 100 entidades públicas e privadas como parceiras, o grande foco deste estudo foi o desenvolvimento de parcerias com vista à promoção de uma educação artística de qualidade que apresentava os seus frutos junto da comunidade, interligando os seus objetivos educativos com culturais, políticos e turísticos. Os dados mostraram que, após 10 anos do projeto, esta rede permitiu o desenvolvimento de um modelo único, que pode ser replicado noutras realidades e objeto de novas pesquisas.
Esta investigação foi publicada no livro ‘The Future of Music Schools – European Perspectives (music school Research II)’, em 2019, coordenado pela Universidade de Música e Artes Performativas de Viena em conjunto com a União de Escolas de Música da Europa (European Music School Union), instituição que liga em rede os Conservatórios de Música europeus.