A Câmara Municipal do Funchal informa que amanhã, segunda-feira, dia 4 de janeiro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a ocorrência de condições meteorológicas adversas na costa Sul da Madeira, suscetíveis de causar danos ou prejuízos a pessoas e bens. Por isso vai encerrar os complexos balneares e o Parque Ecológico do Funchal.
Além do Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal, já se encontram igualmente de prevenção equipas do Departamento de Ambiente, Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos, Águas do Funchal e Departamento de Infraestruturas e Equipamentos.
O Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal recomenda à população a adoção de medidas de prevenção e autoproteção perante precipitação intensa, sendo de destacar:
– adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água;
– evitar percursos nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras;
– ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores e outros detritos, bem como para a permanência junto de infraestruturas montadas ou suspensas;
– procurar desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais junto às moradias;
– estar atento às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.