O governo regional, através do Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira 2020 – PRODERAM, abriu, até 31 de outubro, as candidaturas a fundos europeus, no valor máximo de 4 milhões de euros, para apoio à reparação dos danos causados à floresta nos últimos incêndios.
Poderão concorrer pessoas individuais ou coletivas detentoras de terras privadas e entidades públicas responsáveis pela gestão de espaços florestais.
A taxa de apoio aos investimentos elegíveis é de 100%.
A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais vai criar no Montado da Alegria, em São Roque, uma área modelo de 25 hectares, um coberto de espécies folhosas com maior resistência ao fogo.
Em simultâneo, o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza realizará algumas ações de sensibilização, a primeira das quais será realizada na próxima semana, na freguesia do Estreito da Calheta, com o intuito de esclarecer os interessados nesta matéria de reflorestação, nomeadamente no acesso aos fundos do PRODERAM e aos aspetos técnicos da reconversão do coberto vegetal dos terrenos florestais.