Esta sexta-feira há 17 novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 1147 casos confirmados de Covid-19 no território regional. Trata-se de 1 caso importado proveniente da Itália e 16 casos de transmissão local, associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados.
Sobre os casos confirmados hoje, há a assinalar 2 casos positivos na área da saúde, tratando-se de 2 profissionais de saúde identificados no âmbito do rastreio intra-hospitalar efetuado no
SESARAM.
Hoje há mais 19 casos recuperados a reportar. Assim sendo, a Região passa a contabilizar 835 casos recuperados de Covid-19.
A RAM contabiliza, até à data, um total de 7 óbitos associados à Covid-19.
São 305 os casos ativos, dos quais 68 são casos importados e 237 são casos de transmissão local.
Relativamente à residência dos casos ativos, 40 são não-residentes e 265 são residentes na RAM.
Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 37 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 248 em alojamento próprio e 20 pessoas encontram-se hoje internadas, 19 na Unidade Polivalente e 1 na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à Covid-19.
No total, há 131 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, todas relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM, EPERAM. Investigações epidemiológicas estão em curso.
Salienta-se uma situação identificada ontem, que se encontra em estudo, de um profissional afeto ao Centro de Saúde de Porto Santo. O plano de contingência desta unidade foi ativado e uma investigação neste contexto foi já iniciada.
Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 21674 chamadas, mais 261
chamadas nas últimas 24h.
chamadas nas últimas 24h.
Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1918 pessoas estão a seracompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 13817 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.