São imagens que falam por isso; as fortes chuvadas e o vento forte estão a provocar uma aceleração na erosão do solo da Deserta Grande.
Um fenómeno explicado com o pastoreio selvagem das cabras, que comem a pouca vegetação que sustentava os solos, sobretudo em zona de falésia.
Desde que o homem ali chegou que a introdução de cabras gerou problemas de equilíbrio ambiental, pois depressa a reprodução levou à presença de centenas de cabras, que se alimentam da pouca vegetação existente, com enfoque para endemismos que devem estar protegidos.
Em 1996, iniciou-se um projeto designado de recuperação dos Habitats Terrestes da Deserta Grande. Neste projeto foram desenvolvidos esforços para a erradicação dos mamíferos introduzidos na Deserta Grande, tendo-se verificado a erradicação do coelho e a redução dos efetivos de cabra e murganho. Trabalho que não erradicou as cabras introduzidas pelo homem,.
As Ilhas Desertas encontram-se legalmente protegidas desde 1990, com a criação da Área de Proteção Especial. A grande motivação para a proteção destas ilhas foi a necessidade urgente em preservar uma pequena colónia de foca-monge do Mediterrâneo, vulgarmente conhecida como lobo-marinho, cujo projeto para a sua conservação se iniciou em 1988. Desde então estas ilhas passaram a ter uma vigilância permanente que é efetuada pelo Corpo de Vigilantes da Natureza.
Em 1992, foram classificadas de Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa, como reconhecimento do grande interesse do seu Património Natural, bem como do trabalho desenvolvido em prol da Conservação.
Em 1995, foram classificadas como Reserva Natural.
Integram a Rede Natura 2000, como Zona Especial de Conservação e Zona de Proteção Especial. São igualmente uma "Important Bird Area" (Área Importante para as Aves).
Em 2014 recebeu o Diploma Europeu do Conselho da Europa para as áreas protegidas, em Março de 2014
A Reserva Natural das Ilhas Desertas localiza-se a sudeste da Ilha da Madeira e integra uma área terrestre composta por três ilhas (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) e ilhéus adjacentes, e por toda a área marinha envolvente até à batimétrica dos 100 metros. As Ilhas Desertas estão dispostas no prolongamento da Ponta de São Lourenço (extremo este da Ilha da Madeira), distando desta 12 milhas náuticas e do Funchal 22 milhas náuticas.