Esta Semana Cultural, de grande importância para a Instituição e para a localidade, tem tido ao longo destas edições, como foco principal a descentralização cultural, conciliada com a divulgação da própria freguesia e concelho.
Exemplo disso é a presença de exposição designada ‘Coberturas de cabeça: Carapuças, Barretes, Chapéus, Lenços e Mantilhas’ da responsabilidade da Associação de Folclore da Madeira, da mostra representativa do evento ‘Madeira Flower Collection’ coordenada pela Associação de Jovens Empresários e a presença da artista plástica do concelho, Liliana Jardim com a exposição “as origens”.
De referir a qualidade de excelência dos oradores, formadores e artistas presentes, salientando-se os grupos musicais de abertura e encerramento, “D’repente” e “Varejenta & Amigos” pelo seu reconhecimento dos trabalhos musicais apresentados.
Da programação constam debates, workshops, ensaios poéticos, pitchs, apresentação de livro, e outras temáticas da atualidade sociocultural e formativa, em adição aos momentos de cultura artística, conforme o programa que se anexa.
O evento terá este ano um formato diferente, devido à pandemia causada pela Covid-19. Não terá público presente nem sessões oficiais. As pessoas poderão assistir à Semana Cultural na segurança das suas casas, através da transmissão pelo canal naminhaterra TV e do Facebook da Casa do Povo da Ilha.