"Aqui é realizado um trabalho constante de estimulação, de capacitação, tendo sempre por objetivo a autonomização destes jovens adultos, dando-lhes condições e ferramentas para serem o mais independentes possível", afirmou a deputada Rubina Leal, em comunicado, após uma visita do grupo parlamentar do PSD às instalações, no Funchal.
O Centro de Inclusão Social da Madeira acolhe 217 utentes com "diferentes necessidades", que são acompanhados diariamente pelos profissionais, com "total dedicação" e com um contacto "muito próximo" com os familiares.
Rubina Leal destacou o investimento realizado pelo Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, no apoio às pessoas com deficiências e suas famílias, vincando que o executivo procura responder às "diferentes necessidades" da população e "chegar a todos".
O Centro de Inclusão Social da Madeira entrou em funcionamento em 2019 e veio reforçar a capacidade de resposta no setor, que envolve outros dez centros de atividades ocupacionais espalhados pela ilha da Madeira.
A deputada social-democrata lembrou que o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência se assinala a 03 de dezembro, salientando que a melhor forma de registar a efeméride é "mostrar o trabalho que tem sido feito", sendo aquele centro um "verdadeiro exemplo das políticas de inclusão social" no arquipélago da Madeira.
C/Lusa