Alhassan, aos 28 minutos, abriu o marcador para os madeirenses, mas o Casa Pia respondeu por Godwin, aos 79, e, já no prolongamento, por Vítor Gonçalves (94). Contudo, um ‘bis’ de Riascos, aos 104 e 105, resolveu a partida a favor da formação da I Liga, no reduto do 11.º classificado do escalão secundário.
O Casa Pia criou duas oportunidades nos instantes iniciais, ambas por Godwin, mas foi o Nacional, que já tinha desperdiçado uma soberana ocasião por Róchez, a chegar ao golo, aos 28 minutos, por Alhassan, que, de cabeça, surgiu ao segundo poste, em resposta a um cruzamento de João Vigário.
O Casa Pia almejou o empate ainda antes do intervalo com um remate de Diego Medeiros e as tentativas prosseguiram na segunda parte, por Malik (46 minutos) e Godwin (62).
A formação lisboeta chegou mesmo à igualdade, aos 79, por intermédio de Godwin, que desta vez conseguiu desviar um cruzamento de Vítor Gonçalves, pela esquerda, para o fundo das redes.
Kenji Gorré, recém-entrado no Nacional, com três remates aos 77, 81 e 86, o último dos quais a acertar na trave, não evitou que o jogo seguisse para prolongamento, que se iniciou com duas ameaças consecutivas de Vitó para os da casa.
Os lisboetas chegaram mesmo à vantagem, aos 94, por Vítor Gonçalves, a cabecear após canto de Diego Medeiros, mas o colombiano Riascos, no espaço de dois minutos, ‘virou’ novamente a partida com um ‘bis’, primeiro com um remate forte e rasteiro e depois de cabeça, em resposta a um canto de João Camacho.