O Rali Vinho Madeira deste ano não traz boas recordações à equipa de Rui Pinto. Tal como o piloto avançou à RTP houve um erro da equipa na interpretação do roadbook.
O navegador Ricardo Ventura prontamente assumiu e explicou aos microfones da RTP que o erro se deu na ligação entre o Parque Fechado no Cais 8 e o primeiro parque de assistências. A equipa devia ter passado pelo pódio de partida e não o fez.
Quando a equipa chegou ao Controlo Horário seguinte foi-lhes retirada a carta de controlo pelo Secretário Geral do Rali, Alfredo Mendonça, argumentando a imediata desqualificação da prova pela não passagem pelo pódio de partida.
E é aqui que a equipa de Rui Pinto e Ricardo Ventura alerta para o erro da organização do Rali Vinho Madeira.
Segundo a equipa referiu à RTP: “Não queremos que nos tirem a culpa, o erro foi feito e assumimos, o que queremos é que se saiba que pelos regulamentos não podíamos ser desclassificados naquela altura do rali, só no final de uma etapa ou secção. Nunca poderia ser pelo Sr. Alfredo Mendonça, Secretário Geral do Rali e que também desempenha funções no Parque de Assistências. Para nos desclassificar segundo os regulamentos teria de ser o Diretor de prova ou o Colégio de Comissários.”
A equipa já informou em tempo útil a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting do sucedido, assim como a organização da prova, como não recebeu qualquer tipo de resposta, optou por vir a público com este assunto e entende que a FPAK devia abrir um inquérito, pois se a equipa de Rui Pinto e Ricardo Ventura cometeu um erro à luz dos regulamentos a organização também errou face ao mesmo regulamento.
Asseguram ainda que:” por se tratar de uma pessoa licenciada, a organização devia também assumir o erro e se retratar pelo procedimento adotado, que não foi o correto segundo os regulamentos.”
Sublinham ainda que “não são só as equipas a terem que cumprir com o regulamento e procedimentos, as organizações a isso também estão obrigadas.”
A equipa de Rui Pinto e Ricardo Ventura explica: “no quadro de prova estamos com uma desistência. Nunca recebemos nenhuma informação, nem assinamos nada, como aceitávamos a desqualificação. Esse documento é obrigatório e aparece em qualquer procedimento/informação que é dada aos pilotos. Até para informar a mudança de uma hora pela organização todos os pilotos assinam um documento como tiveram conhecimento.”
A equipa de Rui Pinto e Ricardo Ventura, para que não restem dúvidas, volta a assumir o erro, mas reforça: “o regulamento não foi respeitado, nem foram cumpridas as regras pelo Secretário Geral do Rali, pois não tinha autoridade, nem poderes para a desclassificação.
Desqualificação essa, que só poderia ser aplicada no fim da etapa ou secção, com documento escrito e aprovado no Colégio de Comissários ou pelo Diretor de prova, assim como não houve nenhuma informação, nem no quadro oficial de prova como fomos desqualificados, nem as razões da desqualificação, apenas informa que foi avaria mecânica.”
A finalizar lembram que "caracter é dizer a verdade mesmo sabendo que ela não nos beneficia."