Em comunicado, a SCML refere que este processo permitirá dar resposta a algumas lacunas atualmente existentes em várias zonas do pais, possibilitando que estabelecimentos locais de pequena e média dimensão, entre restaurantes, cafés, papelarias ou tabacarias, possam ser mediadores dos jogos da Santa Casa, o que acontecerá pela primeira vez em muitas freguesias.
O alargamento da rede será feito de forma faseada. Durante este mês de julho serão atribuídas cerca de 140 novas autorizações administrativas para negócios de comércio local como restaurantes, cafés, papelarias, tabacarias, entre outros.
“Numa segunda fase, que decorrerá em outubro, os Jogos Santa Casa vão abrir concurso para mais 200 mediações”, refere o comunicado da SCML adiantando que, deste total, 50 vão ser entregues exclusivamente a entidades ligadas ao setor social, o que acontece pela primeira vez.
Trata-se, assinala no comunicado, de “um passo importante no aprofundamento da política que a Santa Casa tem vindo a desenvolver no setor social”.
O processo de alargamento da rede dos Jogos Santa Casa deverá estar concluído até ao final de 2021, o que permitirá acrescentar 1.500 novas mediações às cerca de 5.000 que existem atualmente.
Esta expansão da rede “assente em critérios científicos de cariz geográfico e social” com base num estudo exaustivo levado a cabo pela Nova IMS – Universidade Nova de Lisboa, reforça, segundo a SCML, a “equidade e respeito pela realidade territorial e demográfica”.
Paralelamente a este processo, os Jogos Santa Casa vão proceder também à atualização da imagem gráfica de todos os mediadores e criar uma nova tipologia de mediação denominada ‘Mediação 21’, que se iniciará através de um projeto piloto, por distrito, gradualmente, expandido a um posto por concelho.
“Este novo tipo de mediação prevê espaços mais lúdicos e com maior caráter de entretenimento”, lê-se no comunicado.