A presença de Ralph Gonsalves, o 1º Ministro do Arquipélago de São Vicente e Granadinas é um dos grandes destaques do Fórum Madeira Global deste ano.
Este Organismo tutelado pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus organizou em 2015 o “ I Encontro das Comunidades Madeirenses “ que se constituiu como o “ano zero” de uma nova abordagem programática em termos de ligação de e para as comunidades espalhadas pelo mundo. Desta iniciativa saíram as diretrizes fundamentais que norteiam a forma como Governo e Comunidades falam entre si, nomeadamente através do Fórum Madeira Global e do novo Conselho da Diáspora.
Estão previstas uma série de mesas redondas/debates sobre temas como “A Política em Madeirense”, “Solidariedade social”, “fiscalidade e Investimento” , “ A Família Madeirense no Mundo” ou ainda “ A Diáspora como afirmação da Madeira no Mundo”. É precisamente neste último, que estará presente o descendente de madeirenses Ralph Gonsalves, que é desde 2001 1º Ministro de São Vicente e Granadinas. Este pequeno país das Caraíbas tem uma pequena comunidade madeirense, mas que se constitui como a mais significativa de origem europeia.
No mesmo painel, que será presidido por Miguel Albuquerque, estará igualmente presente Manny de Freitas, deputado pela Aliança Democrática no Parlamento Sul-Africano, bem como habitual “Ministro-sombra” do seu partido para assuntos como a administração interna ou os transportes. Ainda neste debate, participarão o historiador madeirense Alberto Vieira e a investigadora Maria Beatriz Rocha-Trindade, fundadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais.