Os armadores com embarcações inscritas no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) informaram ontem ter criado uma associação visando tornar-se "parte integrante" nas decisões relacionadas com assuntos marítimos em Portugal.
Na nota enviada à agência Lusa, este grupo, denominado European International Shipowners Association of Portugal (EISAP) refere que a associação foi oficialmente criada em maio e tem como primeiro presidente Robert Lorenz-Meyer, responsável do armador alemão Ernst Russ e da BIMCO, a maior associação mundial de transportes marítimos.
Também menciona que a EISAP terá sede no Funchal, na ilha da Madeira, mas manterá um escritório em Lisboa, destacando que a sua relevância "pode ser medida pelo facto de representar mais de 80% da tonelagem total da marinha mercante portuguesa".
"A EISAP quer ser parte integrante da tomada de decisão nas questões relacionadas com o mar e quer ainda contribuir para o desenvolvimento do Registo Internacional de Navios da Madeira e para a criação de um ‘cluster’ marítimo em Portugal", declaram os armadores no documento.
Apontam que pretendem contribuir para "a promoção, desenvolvimento e harmonização do registo internacional português, em estreita colaboração com a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), entidade responsável pelo MAR, com as autoridades regionais, nacionais e europeias, com os sindicatos do setor e com outras partes interessadas relevantes em Portugal e no plano internacional".
A associação acrescenta que quer ainda apoiar na criação de condições que desenvolvam o MAR a nível nacional e internacional, o que poderá "potenciar o crescimento da marinha mercante portuguesa, permitindo assim a criação de mais emprego e abrindo a possibilidade de novos posicionamentos internacionais de Portugal" em matéria de assuntos marítimos.
A EISAP assume-se "como entidade capaz de emprestar o seu contributo à criação de um ‘cluster’ marítimo no país", apontando que vai ainda "promover a cooperação e a partilha de experiências entre peritos e profissionais portugueses e outras entidades internacionais, sejam eles empresariais, associativos ou individuais".
Realça que vai assegurar a representatividade dos armadores com navios registados no MAR em fóruns associativos internacionais.
O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) é o segundo registo de Portugal, sendo que, de acordo com os dados divulgados pela SDM, o fim do primeiro trimestre de 2016 estavam registadas um total de 423 embarcações, o que representa mais 77 em comparação com o mesmo mês de 2015.