Confrontado por duas vezes com a questão do executivo da Madeira, Cabrita deu a mesma resposta, ou seja, que a competência é do Governo.
“Quanto ao quadro de gestão de fronteiras”, acrescentou, haverá “noticias hoje e amanhã [segunda-feira]”, numa referência às reuniões, por videoconferência, do primeiro-ministro português, António Costa, com o presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, hoje, para preparar o encontro, também por videoconferência dos ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia sobre a gestão das fronteiras.
O presidente do Governo Regional da Madeira anunciou hoje ter exigido ao primeiro-ministro, António Costa, "o encerramento imediato" dos aeroportos da Região Autónoma devido à pandemia de Covid-19.
Numa breve nota enviada à agência Lusa pela presidência do executivo madeirense pode ler-se que "o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, já exigiu o encerramento imediato dos aeroportos da Região Autónoma da Madeira junto do primeiro-ministro, António Costa".
Eduardo Cabrita recordou ainda o comunicado de sábado no qual o ministério desaconselhava fortemente os cidadãos portugueses não residentes da Madeira a viajarem para a região, face à medida decretada para que quem entre na região fique de quarentena.