"Todos os funcionários da Câmara já foram sensibilizados para a existência deste plano de contingência da Câmara Municipal, de prevenção para o Covid-19", disse Miguel Gouveia, após reunião do executivo camarário, liderado pela coligação Confiança (PS/BE/PDR/Nós, Cidadãos!).
O autarca explicou que foram adotados os novos procedimentos de etiqueta social e todas as recomendações relacionadas com a higiene e a segurança em espaços municipais.
"A Câmara cumprirá escrupulosamente aquelas que forem as indicações das autoridades de saúde", assegurou Miguel Gouveia, realçando o empenho da autarquia em não contribuir para o alarme social e, simultaneamente, em proteger os funcionários, os cidadãos e os turistas.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.
Na Região Autónoma da Madeira, não há registo de qualquer caso de infeção por Covid-19. As autoridades indicaram que há "quase uma centena de pessoas" que estão a ser acompanhadas de acordo com as regras previstas.
O executivo madeirense decidiu hoje suspender todas as autorizações para atracagem de navios de cruzeiro e iates nos portos e marinas do arquipélago e proceder à medição da temperatura dos passageiros nos aeroportos como medidas de contenção da pandemia.
C/Lusa