Dados recentes, da Organização Mundial de Saúde da Região da Europa, referem que apenas 20% das crianças em Portugal têm amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida.
O sucesso do Aleitamento Materno recomendado pela Organização Mundial de Saúde e UNICEF, no que se refere ao aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses e a manutenção até aos 2 anos ou mais (quando mutuamente desejado pela mãe e pelo bebé) requerem o envolvimento de toda a comunidade.
Outras medidas têm demonstrado serem essenciais ao êxito da amamentação como a existência de licenças parentais alargadas, partilhada com os homens, e o apoio à mulher aquando do seu regresso ao trabalho.
Para alertar para a importância da amamentação, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, estão a ser feitas sessões teórico-práticas, sessões de esclarecimento, distribuição de folhetos informativos, entre outras atividades, dirigidas às grávidas, recém-mães e seus acompanhantes. Além de informar as ações pretendem ainda esclarecer dúvidas e apoiar os pais no início de vida dos filhos, enfatizando a importância do envolvimento de ambos os progenitores no sucesso do aleitamento materno.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno decorre entre 7 a 11 de outubro, uma data a que se associa a área de Obstetrícia da Consulta Externa do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Este ano, sob o lema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”, tema escolhido pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Semana Mundial do Aleitamento Materno pretende promover e alertar os diferentes países para a importância de implementar políticas e condições favoráveis à família que possibilitem a amamentação e que ajudem os pais nesse processo.