Nascido no Funchal, em maio de 1961, Miguel Filipe Machado de Albuquerque foi aluno do colégio Externato Lisbonense, frequentou o Liceu Jaime Moniz e licenciou-se em Direito, tendo chegado a exercer advocacia entre 1986 e 1993, altura em que passou a dedicar-se à política.
Desde a década de 80 que é militante do PSD da Madeira, foi líder da JSD madeirense, deputado na Assembleia Regional, presidente da Câmara Municipal do Funchal (setembro de 1994 e outubro de 2013) e presidente da Associação de Municípios da Madeira, deixando de ser autarca devido à lei da limitação de mandatos.
Albuquerque foi vice-presidente do PSD da Madeira e considerado um dos “delfins” do então líder do partido, Alberto João Jardim, mas acabaram por entrar em confronto.
Divorciado e pai de seis filhos, o atual ‘inquilino’ da Quinta Vigia[a presidência do Governo Regional da Madeira] tem a música, sobretudo o jazz, como uma das suas paixões, sendo frequente vê-lo tocar em várias iniciativas públicas, mesmo quando comparece no exercício de funções e encontra um piano.
C/ LUSA