Rita Andrade visitou hoje o espaço requalificado pelo Governo Regional, através da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), onde funciona o Polo Comunitário do Conjunto Habitacional do Ribeiro Real, em que 85 famílias passam a beneficiar desta resposta comunitária.
"Mais um polo comunitário, mais um objetivo cumprido", salientou a governante, destacando a importância que estes espaços têm junto das comunidades locais, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do acompanhamento às famílias, da promoção da inclusão social e dinamização da comunidade local.
Rita Andrade relembrou que a ação do Governo Regional não se esgota no melhoramento das infraestruturas e salientou que, neste contexto, é objetivo do executivo continuar com o trabalho de intervenção social junto da comunidade.
"O sucesso começa aqui. Nas pessoas, com o acesso à igualdade de oportunidades, apenas possível através do trabalho em rede", afirmou.
O Polo Comunitário do Ribeiro Real conta com duas técnicas especializadas da IHM, tendo como objetivo o acompanhamento às famílias, a promoção da inclusão social e a dinamização da comunidade local.
Este espaço acolhe também a equipa e o plano de atividades do projeto ESC@UP-E7G, promovido pelo Centro Social e Paroquial de Santa Cecília e do qual a IHM é parceira. O Esc@Up-E7G pretende minimizar os fenómenos de absentismo, insucesso e abandono escolar, integrar jovens em formação profissional e promover competências empreendedoras em três bairros sociais da freguesia de Câmara de Lobos (Bairro da Palmeira, Bairro do Ribeiro Real e Bairro do Espírito Santo).
Além do novo Polo Comunitário, foi ainda reabilitado o Parque Desportivo local, que recebeu, recentemente, o Torneio de Futebol de Rua Interbairros.