O rali do Faial que antecede o Rali Vinho Madeira tem classificativas que a prova rainha utiliza no figurino, por isso algumas equipas do campeonato nacional marcam presença na prova do Faial aproveitando as condições de transportes do Rali Vinho Madeira, até porque também já estão inscritos no rali que entra nas contas do campeonato nacional, para melhor preparar a participação na prova organizada pelo Clube Sports Madeira.
Ricardo Teodósio que lidera o campeonato nacional com 109,18, estará à partida do Rali do Faial com o seu Skoda Fabia R5, assim como Miguel Correia com o Ford Fiesta R5, ambos os carros são preparados pela ARC Sport de Augusto Ramiro. Carros que já ficam na Região para competirem na no início do mês de agosto.
Em mente as equipa tem já preparar as máquinas para o asfalto madeirense e competir em troços que são utilizados pelo Rali Vinho Madeira.
Da ronda de contactos estabelecidos pela RTP Armindo Araújo com o Hyundai I20 R5 não tem orçamento que o permita estar à partida do Rali do Faial e por isso não estará à partida da prova. Também falha o rali do Faial, Bruno Magalhães.
Miguel Barbosa com o Skoda Fabia R5 era outro dos pilotos interessados a estar presente mas também não será possível.
Pedro Meireles está sem carro devido ao incêndio que consumiu o VW Polo R5 no rali de Portugal e está em diálogo com a VW Motorsport para encontrar solução para o problema.
Pedro Almeida não participa nem no Rali do Faial nem no Rali Vinho Madeira e a razão são os custos que representa para a equipa viajar até à Madeira. Piloto lamentou a situação até porque gosta do Rali e da sua envolvência com o público mas financeiramente não é possível.