Este fim-de-semana foi decisivo para a Taça AVM. Na noite de sexta-feira, realizou-se o segundo jogo do playoff para atribuição do vencedor da competição no escalão de Juniores Femininos. O jogo foi disputado entre o CE Levada, que tinha vantagem após vencer o primeiro jogo do playoff, e o CS Madeira. O CE Levada venceu o jogo por 3-0 (25-21; 25-17; 28-26) e conquistou a Taça AVM 18/19, de Juniores Femininos.
Na manhã de Sábado, realizou-se o Encontro Regional de Gira-Volei, com a atribuição dos prémios da época naquele escalão de iniciação. Destaque para a eleição do Núcleo de Gira-Volei do Ano para o CS Madeira, uma escolha que teve como ponderação os resultados desportivos, número de participações nas competições e número de atletas.
Na parte da tarde, disputou-se a final da Taça AVM, no escalão de Juvenis e Juniores Masculinos, uma competição conjunta, que teve a particularidade de ser disputada por duas equipas do CS Marítimo, de escalões diferentes. Os Juniores verde-rubros venceram a partida por 3-0 (25-23; 25-20; 25-22).
Domingo de manhã realizou-se a última concentração de Minis da Taça AVM. O GD Estreito foi o vencedor da competição. De salientar que as três competições regionais neste escalão tiveram vencedores diferentes: o CSD Câmara de Lobos conquistou o Torneio de Abertura, a AD Machico foi o Campeão Regional, e agora o GD Estreito venceu a Taça AVM.
A final da Taça AVM, de Juvenis Femininos, foi disputada entre o CE Levada e o CS Madeira, tenho a equipa da Levada levado a melhor ao vencer por 3-0 (25-12; 25-12, 25-11).
Nos escalões de séniores, em masculinos, a final foi disputada entre a ADRAP, campeã regional e a ARCA d’Ajuda, tendo a equipa de Água de Pena vencido por 3-0 (25-17; 25-19; 25-22).
Nos seniores femininos, a final foi disputada entre o CS Madeira, equipa que milita na 2.ª Divisão Nacional, e a ACD São João, campeão regional da presente temporada. A equipa do CS Madeira venceu a final por 3-0 (25-14; 25-17; 25-14).
Após a realização das finais, teve lugar a cerimónia de entrega de prémios da época 2018/2019, com a entrega dos prémios colectivos aos vencedores das três competições regionais: Torneio de Abertura, Campeonato Regional e da Taça AVM.
Nos seniores, estas finais serão reeditadas na primeira competição da nova época 2019/2020, com a realização da Supertaça da Madeira. CS Madeira e ACD São João irão disputar a Supertaça Feminina, enquanto que a ADRAP e a ARCA d’Ajuda irão disputar a Supertaça Masculina.
Além dos prémios colectivos, foram ainda entregues os prémios individuais para os melhores atletas do escalão, treinadores do ano do escalão e Clube do Ano.
Prémios individuais
Atleta do ano – Minis Ana Casas – AD Machico
Atleta do ano – Iniciados femininos Mariana Caldeira – AD Machico
Atleta do ano – Juvenis femininos Érica Vieira – CE Levada
Atleta do ano – Juniores femininos Fabiana Pires – CS Madeira
Atleta do ano – Seniores Femininos Filipa Andrade – CDE B+S Stª Cruz
Atleta do ano – Juvenis Masculinos Sérgio Pestana – CS Marítimo
Atleta do ano – Juniores Masculinos Ricardo Bonifácio – CS Marítimo
Atleta do ano – Seniores Masculinos Bruno Nascimentos
Treinador do ano – Minis Célia Aguiar – GD Estreito
Treinador do ano – Gira volei Célia Aguiar – GD Estreito
Treinador do ano – Iniciados femininos Filipe Cerqueira – CE Levada
Treinador do ano – Juvenis femininos Ricardo Silva – CE Levada
Treinador do ano – Juniores femininos Ricardo Silva – CE Levada
Treinador do ano Seniores femininos David da Silva – CF Carvalheiro
Treinador do ano formação Masculinos Márcia Gonçalves – CS Marítimo
Treinador do ano – Seniores masculinos Rui Caldas – ADRAP
Clube do Ano CE Levada
Núcleo de Gira-Volei do ano CS Madeira