O Clube Naval do Funchal participou no Campeonato Karate Shukokai que se realizou nos passados dias 2 e 3 de abril na Lousã, em Coimbra e arrecadou 3 segundos lugares.
Esta prova é a mais importante do calendário da Associação Portuguesa de Karate Shukokai e contou com a participação de atletas de todo o território nacional.
A comitiva do Clube Naval do Funchal era composta por 4 elementos, Ricardo Gomes, Teodoro Henriques, Manuel Gustavo Gonçalves e Bruno Menezes, este último como árbitro.
O júnior Manuel Gustavo foi o primeiro a combater e demonstrou superioridade logo no primeiro combate, perdendo apenas na final, num combate bastante equilibrado contra um adversário mais experiente (2º lugar em Kumite Masculino Júnior Light).
O Teodoro Henriques, a competir num escalão muito competitivo, entrou a vencer e demonstrou que estava em prova para discutir o título mas infelizmente na final, o adversário foi mais forte e o segundo lugar acaba por ser um bom prémio uma vez que melhorou a classificação da época passada (3º lugar) mas desta vez em júnior de 1ª época.
O sénior Ricardo Gomes, que ponderou não competir devido a contratempos na sua preparação (uma cirurgia e duas lesões), acabou por chegar à final mas acusou alguma falta de ritmo e perdeu, ficando em 2º lugar em Kumite Masculino Sénior Heavy Graduados.
Ricardo, que é também o coordenador do karaté navalista, explica-nos, «O objetivo desta participação era o de todos os atletas chegarem ao pódio, tal acabou por acontecer o que me deixa muito satisfeito. Estes atletas (Teodoro e Gustavo) têm evoluído bastante neste último ano e os resultados começam a aparecer.
A prova teve uma participação um pouco inferior à do ano passado mas os atletas que costumam ficar nos pódios estavam lá e engradeceram o espetáculo.
Em relação à minha prestação, sabia que não me encontrava nas melhores condições e ponderei não participar. Ainda assim, sentia que com a minha experiência e recursos técnicos poderia superar muitos atletas e isso acabou por acontecer. Estou satisfeito com os resultados e com as prestações.»